
Encontro Ler, Pensar e Fazer Literatura Fantástica
Uma semana inteira para os apaixonados por literatura fantástica.
3 a 7 de novembro de 2025.
PROGRAMAÇÃO
- 3 de Novembro – Segunda-feira – 19h
Por que ler literatura fantástica? (Cristhiano Aguiar)
Online no YouTube (Acesse https://youtube.com/live/jqXNRnsuQag)
- 4 de Novembro – Terça-feira – 19h
Distopias de autoria feminina (Carol Façanha) – Mediação: Vanessa Passos
Online no YouTube (Acesse https://youtube.com/live/3PCeS3NB9Hs)
- 5 de Novembro – Quarta-feira – 19h
O fantástico em revista: o papel da Revista Escambanáutica (Wilson Júnior e Moacir Fio)
Online no YouTube (Acesse https://youtube.com/live/4NyZGrsXzm4)
- 6 de Novembro – Quinta-feira – 19h
Regionalismo fantástico no centro (Jadna Alana)
Online no YouTube (Acesse https://youtube.com/live/X7HR89uhS-w)
- 7 de Novembro – Sexta-feira – 18h
Oficina de miniconto fantástico (Paulo Henrique Passos)
Online no YouTube (Acesse https://youtube.com/live/VqgP9WFPgyo)
Acesse todos os dias do Encontro no YouTube
Aproveite para acessar a playlist do Encontro, conferir cada dia e receber a notificação do dia que mais lhe interessar.
Inscreva-se para ficar por dentro de todas as novidades.
Acompanhe-nos no Instagram @paulohenrique.passos. Todos os detalhes também serão divulgados por lá.
Conheça os participantes

Cristhiano Aguiar (Campina Grande-PB) é escritor, crítico literário e professor.Formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo sido pesquisador-visitante em Berkeley, Princeton e UCLA com bolsas CNPq, Capes e MackPesquisa. Publicou os livros de contos Na outra margem, o Leviatã (Lote 42, 2018) e Gótico nordestino (Alfaguara/Cia das Letras, 2022). Participou, em 2012, da antologia Granta: Os melhores jovens escritores brasileiros. Em 2022, Cristhiano Aguiar ganhou o prêmio Clarice Lispector de Melhor Livro de Contos, da Biblioteca Nacional, por Gótico Nordestino.

Jadna Alana é natural de Campina Grande, Paraíba, formada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, mestre em Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto e atua como profissional de leitura crítica e preparação de texto na ALCE, marca de serviços editoriais voltada para autores independentes na qual é cofundadora. É escritora desde os dezoito anos, e já conta com grande bagagem literária: publicou onze livros, além de ter participado de outros projetos literários. Depois do sucesso de sua primeira obra de Regionalismo Fantástico, “Riacho do Jerimum”, voltou a visitar o gênero com “Se tu me quisesse”, com o qual se tornou finalista da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, assim como do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica (2023). Ganhou o Prêmio Marilia Arnaud com o conto “O menino de Imburana” e o Prêmio Carolina Maria de Jesus com a novela “Barquinho de papel”. É considerada precursora nos estudos sobre o Regionalismo Fantástico no Brasil, campo que pesquisa academicamente, e atua como editora do selo Candeário, da editora Izyncor, o primeiro no país dedicado exclusivamente a esse gênero.

Carol Façanha é autora best-seller da Amazon, com mais de 1 milhão de páginas lidas, premiada com o Le Blanc e três vezes finalista do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica. Doutora em literatura pela UERJ, lançou sucessos como A Hora da Serpente. Criadora da estrutura “Da vítima ao monstro”, investiga em sua obra temas como a monstruosidade feminina, a fúria das mulheres e a sexualidade como força política. Em 2024, venceu o Prêmio Voz com a distopia Ciborgues rebeldes sonham com a morte, publicada na Flip pela editora Patuá. Na Bienal de 2025, ficou 4 dias no topo dos mais vendidos no estande da Flyve, esgotando o livro antes mesmo da sua sessão de autógrafos.

Moacir Fio é escritor, músico e professor. Autor de _Aranha Movediça_ (Moinhos, 2025) e _Pequenas Hemorragias_ (Patuá, 2023), é doutorando em Literatura Comparada pela UFC, editor da Escambanáutica (Coletivo Escambau) e da Entrelaces, revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC.

Wilson Júnior é escritor, editor, professor, historiador e produtor cultural. Em 2015, fundou o Coletivo Escambau. De 2017 a 2022 manteve o canal Escambau no youtube onde falava literatura, cinema e séries de tv. Pós-graduado em escrita literária, ministrou cursos de escrita na Rede Cuca, organizando os livros “Contos da Cuca” (2019), “Raízes” (2021) e “Tecer Mundo” (2022) com textos dos alunos. Em 2022, fundou o Coletivo Autores Independentes do Ceará, e em 2023 realizou como organizador a primeira FLICE – Feira da Literatura Independente do Ceará. “999” (2022) é seu primeiro livro, e Trama Ancestral (2024) e Fios de Ferro e Sal (2025).